Este é o primeiro de uma série de artigos que escreverei com o objetivo de compartilhar minhas experiências profissionais. Os métodos que descreverei foram testados em sala de aula e embasados em observações realizadas ao longo do tempo.
Procurarei adotar uma linguagem simples sempre que possível, para que meu trabalho seja acessível a todas as pessoas, independentemente de sua formação. Além disso, reforço que meu propósito nesta área é contribuir especialmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade econômica, buscando oferecer suporte e soluções práticas para essa parcela da sociedade.
Dentre os diversos desafios na apresentação do conceito de economia doméstica, a mudança de pensamento é, sem dúvida, o mais complexo. Esse aspecto tem sido amplamente abordado por criadores de conteúdo nas redes sociais. No entanto, frequentemente, o tema é distorcido e explorado de forma oportunista, muitas vezes por pessoas com intenções lucrativas e pouco éticas. Por isso, é fundamental que o professor dedique especial atenção a essa etapa inicial.
O primeiro passo para estabilizar a vida financeira é ajudar o estudante a reavaliar seus conceitos sobre riqueza e prioridades. Essa reflexão é essencial para que ele consiga alcançar seus objetivos sem comprometer a saúde mental.
Apresente estudos que comprovem a relação entre estresse e o acúmulo de dívidas ou responsabilidades excessivas, destacando como esses fatores impactam a saúde mental e o bem-estar das pessoas.
Recomende também livros clássicos sobre finanças pessoais, como Pai Rico, Pai Pobre e O Homem Mais Rico da Babilônia, entre outros. Essas obras oferecem princípios fundamentais que podem ajudar os estudantes a compreender melhor a gestão financeira e a construção de riqueza de forma sustentável.
Outro ponto crucial é promover a reflexão sobre a relação entre o custo de um produto ou serviço e as horas de trabalho necessárias para adquiri-lo. Antes de decidir por uma compra, o consumidor deve calcular quantas horas de trabalho foram ou serão necessárias para quitá-la. Esse exercício ajuda a avaliar se o benefício justifica o esforço e o tempo investido, estimulando decisões financeiras mais conscientes.
Reafirmo a importância da primeira fase mencionada, na qual o aluno frequentemente acredita que está diante de uma oportunidade única ou um momento irrepetível. Essa percepção pode ser influenciada por sentimentos como o mérito por ter trabalhado arduamente ou a ilusão de que, ao não refletir muito sobre uma decisão, o tempo passará rapidamente e a dívida logo deixará de ser um problema.
É fundamental adotar cautela para evitar a chamada "procrastinação motivacional", um fenômeno comum amplificado pelas redes sociais. Frases de efeito, vídeos inspiradores de superação e histórias com tons cinematográficos muitas vezes criam uma falsa sensação de progresso ou realização, desviando o foco das ações concretas necessárias para alcançar estabilidade financeira.
Ao observarmos as influências midiáticas e culturais, é importante considerar o impacto do capitalismo. No entanto, ao falar de uma mente adulta e esclarecida, não se pode atribuir as decisões tomadas exclusivamente ao modelo econômico. Um adulto consciente sabe que, ao escolher entre o produto A ou B, está ciente de sua finalidade, seja por conforto, ego, satisfação ou curiosidade.
Contudo, ao introduzir essa disciplina a jovens ainda suscetíveis a essas influências, é essencial alertar sobre as "armadilhas" sociais, como a busca por pertencimento a grupos ou destaque social. Muitos reconhecem a artificialidade de certos perfis nas redes sociais, mas, ainda assim, buscam o status que eles representam. Nesse contexto, é crucial orientar o jovem para resgatar sua individualidade e cultivar uma perspectiva baseada em determinação e autenticidade.
Para facilitar o entendimento desse processo, a prioridade é mudar o foco, ajudando a pessoa a valorizar o que já possui, evitando o estresse gerado pelas cobranças sociais. Com esse fundamento estabelecido, o próximo passo é avaliar e organizar eventuais dívidas pessoais.